Nota do Autor

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Esses arquivos foram testados e funcionam correctamente no meu FS.
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Divirta-se!

quinta-feira, 24 de maio de 2018

THRUSTMASTER T.16000M FCS HOTAS REVIEW



"Thrustmaster T.16000M FCS HOTAS"

Thrustmaster é um dos fabricantes de hardware para FlightSim/Gamer´s que não precisa de apresentação. O Thrustmaster T.16000M FCS HOTAS é um dos seus mais recentes produtos o qual é composto por joystick + o acelerador (throttle) separado, que usa a tecnologia H.E.A.R.T HallEffect AccuRate TechnologyTM para resolução de 16 bits (valores de 16000 x 16000) – a mesma precisão milimétrica oferecida pelo joystick topo de gama "HOTAS Warthog"!

Thrustmaster T.16000M FCS HOTAS é um sistema ambidestro com 28 botões e 38 posições (mapping) disponíveis, entre elas 9 “Control Axes”.

Embalagens
A embalagem é simples, mas eficaz. Alem joystick + o acelerador (throttle) caixa contém um pequeno saco com algumas peças para substituir as do joystick (sistema ambidestro), e dois pequenos informativos.
Manuais do sistema bem como os drives + software T.A.R.G.E.T estão disponíveis para download no site da Thrustmaster.
Instalação
A instalação é rápida e fácil via USB.



Qualidade de construção
Como todos os outros produtos Thrustmaster T.16000M FCS HOTAS está muito bem construído. Muito resistente e devido ao seu peso com aderência QB.

Mas se precisar de mais alguma aderência extra, o Thrustmaster vem equipado com um par de furos (setas Brancas) na parte inferior da base para que o possa prender (aparafusar) à base onde o esteja a utilizar.


O Joystick sente-se e assenta muito bem na mão. Composto por um par das peças no lado esquerdo e direito que são feitas da borracha o que aumenta o aperto da mão e fornece o conforto extra ao usar o joystick. O Joystick é ambidestro graças a peças suplentes que vem com a embalagem e que são de fácil troca.


Na base inferior do Joystick existe um botão "left handed/Right hands " para que possa mudar tudo da direita para a esquerda e vice-versa, basta ligá-lo. 

O acelerador (throttle) (TWCS), que obtém sua própria tecnologia de acrônimo especial — deslizamento movimento avançado (S.M.A.R.T.). Em vez de girar sobre um eixo, como a maioria dos “throttle”, o TWCS desliza suavemente para frente e para trás num par de calhas.


O TWCS comporta 14 botões, um interruptor “POV”, um botão de rolagem (Roda), um mini stick analógico com ponto de pressão e um leme. O TWCS com a otimização de todos os seus controlos é um “must” para os FlightSim!

O TWCS também tem a possibilidade de se poder ligar ao mesmo um conjunto de "T. Flight Rudder Pedals" através de uma ligação RJ12.

ligação RJ12
TESTE:
Testei o conjunto com FSX e fiz alguns vôos normais com aeronaves turboprop e jet.
Uma coisa que eu notei imediatamente foi com a precisão e qualidade do Joystick que utiliza a tecnologia (H.E.A.R.T. do Thrustmaster), utilizando sensores magnéticos para aumentar a precisão, movimento suave e reduzir o desgaste. 

"My modest cockpit"

O TWCS  com o seu “Slide-ação” foi de inicio, mais complicado de utilizar, no entanto depois de estar familiarizado com o seu funcionamento e com o optimização de todos os seus controlos, torna este sistema óptimo e muito preciso para o controlo da aeronave. O parafuso de aperto (seta Laranja) permite que os utilizadores possam ajustar a fricção do acelerador de acordo com sua preferência pessoal.



A optimização dos seus controlos (botões) depende de cada utilizador. No meu caso optimizei o sistema para, sem estar sempre a mudar a configuração, poder controlar desde um C172 a um A380, passado também pelos helis. 

Deste modo posso controlar directamente no conjunto os seguintes sistemas:
  • ·         Brake´s
  • ·         Brake park
  • ·         Pitch up (botão - para pequenos ajusto do pitch)
  • ·         Pitch down (botão - para pequenos ajusto do pitch)
  • ·         Alternância dos modos de visualização da aeronave
  • ·         Cowl Flaps open
  • ·         Cowl Flaps close
  • ·         NAV/GPS
  • ·         Generator/Alternator
  • ·         BAtery
  • ·         Avionics
  • ·         Engine Start
  • ·         Landing Light´s
  • ·         Strobe light´s
  • ·         Panel Light´s
  • ·         Landing Gear
  • ·         Flaps
  • ·         Reset view
  • ·         Spoilers (up/Down + Axis)
  • ·         Reverse Trust
  • ·         Elevator Trim Axis
  • ·         Ruder
  • ·         POV Views
  • ·         Propeler RPM +
  • ·         Propeler RPM –
  • ·         Misture +
  • ·         Misture –
  • ·         Elevator Trim UP
  • ·         Elevator Trim Down
  • ·         Aileron Trim UP
  • ·         Aileron Trim Down
  • ·         Auto Pilot

EM Conclusão:

O Thrustmaster T.16000M FCS HOTAS  é um dos melhores conjuntos que eu testei nos últimos tempos. É robusto, preciso, não tem “deadzones” e permite-me estar no controle da minha aeronave o tempo todo quase sem utilizar o teclado ou rato.

Um dos pontos fortes que encontrei é a precisão do sistema e sensação de controlo na aterragem de qualquer das aeronaves que testei. 

Esteja eu no controlo de um F16, A320, de C172 ou de um AW139 o Thrustmaster T.16000M FCS HOTAS é um conjunto incrivelmente para todas as necessidades de FlightSim.



- Pontos Positivos
  • Grande qualidade de construção
  • Conjunto muito preciso!
  • Pesado o suficiente para não saltar em torno de sua mesa quando você usá-lo
  •  Bom programa de programação/configurações
  •  Muitos botões e muitas configurações!
  • Ambidextro.
  • O conjunto pode ser montado a uma mesa através de 2 furos de parafuso na sua base.
  •  Ajuste da resistência da fricção do throttle de acordo com sua preferência pessoal.

- Pontos Negativos
  • A resistência da mola não pode ser ajustada, como no caso do thrustmaster hotas x.
  • A base de suporte da mão do Joystick encontra-se muito baixa o que dificulta o acesso aos botões do lado em que a mesma esteja virava.
  • O software T.A.R.G.E.T que possibilita inúmeras configurações do Thrustmaster T.16000M FCS HOTAS, para inúmeros jogos/simuladores poderia ser mais simples de utilizar. Quem tem pouca experiencia neste tipo de programas poderá ter alguma dificuldade na sua utilização. No entanto para quem está familiarizado com o mesmo retira do seu sistema, todo o seu potencial! 

sábado, 7 de abril de 2018

BASE AÉREA N6 (MONTIJO) - LPMT


                                                                ATENÇÃO
VERSÕES DE DOWLOAD 

Estão disponiveis para dowload três versões dos cenários FSX / P3D/ Lite.
As duas versões FSX e P3D são completas com as aeronaves esticas que podem ver nas fotos.

A VERSÃO LITE - É o mesmo cenário mas sem as aeronaves esticas. Visto que existem vários utilizadores que tem reportados erros e que não os conseguem resolver nos seus FS, erros esses que se devem aos ficheiros dedicados ás aeronaves estáticas, decidi colocar esta nova versão sem esses ficheiros.

Deste modo os utilizadores poderão escolher a versão funcional que mais se adapta ao seu FS.

Situada na Margem Sul do Rio Tejo, na característica península do Montijo, a Base Aérea N.º 6 (BA6) tem como vizinhos os concelhos de Montijo e de Alcochete do distrito de Setúbal.
As origens da BA6 estão associadas ao extraordinário crescimento da aviação na década de 30, com a criação da Escola da Aviação Naval do Bom Sucesso e, mais tarde, do Centro Aero-Naval do Montijo, um projeto do Comandante Sacadura Cabral, cujo brasão de armas tinha como lema Onde a Terra Acaba e o Mar Começa.
Desde o princípio de 1952, um pequeno destacamento comandado pelo Capitão-Tenente Tello Pacheco ocupava a Base Aero-Naval do Montijo, utilizando primeiro os FLEET e os GRUMMAN anfíbios e, mais tarde, os HELLDIVER e os HARVARD T-6.
A partir de 3 de março de 1953, com a publicação da Portaria N.º 14.281, o então denominado de Centro de Aviação Naval Sacadura Cabral passou oficialmente a designar-se por Base Aérea N.º 6.
Dotada de uma área de cerca de mil hectares de terra plana, ao longo da sua existência a BA6 tem dado um contributo considerável para o desenvolvimento da aviação militar em Portugal, tendo aquela Unidade operado variadas aeronaves, como o LOCKHEED PV2 HARPOON, vocacionado para a luta antissubmarina, e o P2V5 NEPTUNE, orientado para o Patrulhamento Marítimo e Busca e Salvamento. No decurso da sua vida operacional, para além das aeronaves referidas, contou no seu acervo com aviões de transporte DOUGLAS DC-6, helicópteros ALOUETTE III e SA-330 PUMA, caças FIAT G-91 e, mais recente, o avião CASA 212 AVIOCAR.
Atualmente, para o desempenho da sua missão, a BA6 conta com as frotas C-130HERCULES para a execução de missões de Transporte; C-295M para efetuar missões de Transporte, Vigilância Marítima e Busca e Salvamento; FALCON 50 para o transporte aéreo especial (por exemplo de altas entidades ou de órgãos); e helicópteros EH-101MERLIN para Transporte, Busca e Salvamento e Vigilância e Reconhecimento.
Nas instalações da BA6 funciona também o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) que tem por missão ministrar cursos de sobrevivência e salvamento individual, incluindo em ambientes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química (NRBQ), bem como ainda no domínio do reconhecimento e inativação de engenhos explosivos.
Ainda uma referência à Esquadrilha de Helicópteros da Marinha que foi criada em 1992 e que opera helicópteros Westland Lynx MK95, recebendo apoio logístico da Unidade.
Sob o lema Força e Grandeza de Ânimo, a BA6 tem contribuído de forma decisiva para o cumprimento da missão da Força Aérea Portuguesa, levando bem alto o nome de Portugal, tendo-lhe já sido atribuída, em 1998, a condecoração da Ordem do Infante D. Henrique.
(Fonte: http://www.emfa.pt/www/unidade-19-base-aerea-n-6) 


O cenário. Alem das pistas 08-26 e 01-19 é composto por:

Main Apron
North Apron
South Apron
Navy Apron
Engine run-Up Area
7 helipad ( 3 com helipad start no FS)
Armament Apron
Taxi signs 3D
Real Papy Lights
ILS RWY 26
Zona dos paiol´s
Porta de armas da Base
Pequeno  Apron de reparação/ manutenção
Dois depósitos de combustíveis subterrâneos c/ viaturas de abastecimento
Towed Surveillance 3D Phased Array Radar (ficcionada - não existe na realidade fixa na Base)
Towed Surveillance 3D Radar (ficcionada - não existe na realidade fixa na Base)
3D windsock
Aeronaves estáticas
Veículos estáticos
Estacão de Tratamento de Águas Residuais  da Base
Agrupamento Cinotécnica K9 BA6
Soldados P.A. da Unidade (segurança) em vários locais
Efeitos de fumo 
Torre de controlo e posto de Bombeiros
Vegetação 3D
Vários adereços, para simular o movimento de uma unidade militar
Fragata/navio de guerra no estuário do rio tejo, junto ao porto/pontão da unidade (Navy Apron) com efeitos de fumo e onde se poderá aterrar um heli no seu heliporto. (ficcionada - não existe na realidade fixa junto da Base)
Edifícios Default

AGORA COM NOVA VERSÃO PARA P3D DO CENÁRIO, VERSÃO ESTA REVISTA E AJUSTADA PARA ESTE FS PELO NUNO CARNEIRO.

O Nuno conhece bem esta Base Militar pelo que fez os ajustes necessários para que o cenário ainda esteja mais realista e sem alguns erros que apareciam em algumas versões do P3D, para comunidade FS.

Ficam aqui os merecidos créditos pelo seu trabalho!