Nota do Autor

Nota do Autor:
Estes cenários são freeware e não podem ser usados no todo ou em parte, para o lucro. Não pode ser duplicado ou alterado de qualquer forma do original, excepto pelo autor ou com a sua autorização.
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Esses arquivos foram testados e funcionam correctamente no meu FS.
Todas as marcas registadas, direitos autorais etc. são conhecidos e respeitados.

Divirta-se!

sábado, 7 de abril de 2018

BASE AÉREA N6 (MONTIJO) - LPMT


                                                                ATENÇÃO
VERSÕES DE DOWLOAD 

Estão disponiveis para dowload três versões dos cenários FSX / P3D/ Lite.
As duas versões FSX e P3D são completas com as aeronaves esticas que podem ver nas fotos.

A VERSÃO LITE - É o mesmo cenário mas sem as aeronaves esticas. Visto que existem vários utilizadores que tem reportados erros e que não os conseguem resolver nos seus FS, erros esses que se devem aos ficheiros dedicados ás aeronaves estáticas, decidi colocar esta nova versão sem esses ficheiros.

Deste modo os utilizadores poderão escolher a versão funcional que mais se adapta ao seu FS.

Situada na Margem Sul do Rio Tejo, na característica península do Montijo, a Base Aérea N.º 6 (BA6) tem como vizinhos os concelhos de Montijo e de Alcochete do distrito de Setúbal.
As origens da BA6 estão associadas ao extraordinário crescimento da aviação na década de 30, com a criação da Escola da Aviação Naval do Bom Sucesso e, mais tarde, do Centro Aero-Naval do Montijo, um projeto do Comandante Sacadura Cabral, cujo brasão de armas tinha como lema Onde a Terra Acaba e o Mar Começa.
Desde o princípio de 1952, um pequeno destacamento comandado pelo Capitão-Tenente Tello Pacheco ocupava a Base Aero-Naval do Montijo, utilizando primeiro os FLEET e os GRUMMAN anfíbios e, mais tarde, os HELLDIVER e os HARVARD T-6.
A partir de 3 de março de 1953, com a publicação da Portaria N.º 14.281, o então denominado de Centro de Aviação Naval Sacadura Cabral passou oficialmente a designar-se por Base Aérea N.º 6.
Dotada de uma área de cerca de mil hectares de terra plana, ao longo da sua existência a BA6 tem dado um contributo considerável para o desenvolvimento da aviação militar em Portugal, tendo aquela Unidade operado variadas aeronaves, como o LOCKHEED PV2 HARPOON, vocacionado para a luta antissubmarina, e o P2V5 NEPTUNE, orientado para o Patrulhamento Marítimo e Busca e Salvamento. No decurso da sua vida operacional, para além das aeronaves referidas, contou no seu acervo com aviões de transporte DOUGLAS DC-6, helicópteros ALOUETTE III e SA-330 PUMA, caças FIAT G-91 e, mais recente, o avião CASA 212 AVIOCAR.
Atualmente, para o desempenho da sua missão, a BA6 conta com as frotas C-130HERCULES para a execução de missões de Transporte; C-295M para efetuar missões de Transporte, Vigilância Marítima e Busca e Salvamento; FALCON 50 para o transporte aéreo especial (por exemplo de altas entidades ou de órgãos); e helicópteros EH-101MERLIN para Transporte, Busca e Salvamento e Vigilância e Reconhecimento.
Nas instalações da BA6 funciona também o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) que tem por missão ministrar cursos de sobrevivência e salvamento individual, incluindo em ambientes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química (NRBQ), bem como ainda no domínio do reconhecimento e inativação de engenhos explosivos.
Ainda uma referência à Esquadrilha de Helicópteros da Marinha que foi criada em 1992 e que opera helicópteros Westland Lynx MK95, recebendo apoio logístico da Unidade.
Sob o lema Força e Grandeza de Ânimo, a BA6 tem contribuído de forma decisiva para o cumprimento da missão da Força Aérea Portuguesa, levando bem alto o nome de Portugal, tendo-lhe já sido atribuída, em 1998, a condecoração da Ordem do Infante D. Henrique.
(Fonte: http://www.emfa.pt/www/unidade-19-base-aerea-n-6) 


O cenário. Alem das pistas 08-26 e 01-19 é composto por:

Main Apron
North Apron
South Apron
Navy Apron
Engine run-Up Area
7 helipad ( 3 com helipad start no FS)
Armament Apron
Taxi signs 3D
Real Papy Lights
ILS RWY 26
Zona dos paiol´s
Porta de armas da Base
Pequeno  Apron de reparação/ manutenção
Dois depósitos de combustíveis subterrâneos c/ viaturas de abastecimento
Towed Surveillance 3D Phased Array Radar (ficcionada - não existe na realidade fixa na Base)
Towed Surveillance 3D Radar (ficcionada - não existe na realidade fixa na Base)
3D windsock
Aeronaves estáticas
Veículos estáticos
Estacão de Tratamento de Águas Residuais  da Base
Agrupamento Cinotécnica K9 BA6
Soldados P.A. da Unidade (segurança) em vários locais
Efeitos de fumo 
Torre de controlo e posto de Bombeiros
Vegetação 3D
Vários adereços, para simular o movimento de uma unidade militar
Fragata/navio de guerra no estuário do rio tejo, junto ao porto/pontão da unidade (Navy Apron) com efeitos de fumo e onde se poderá aterrar um heli no seu heliporto. (ficcionada - não existe na realidade fixa junto da Base)
Edifícios Default

AGORA COM NOVA VERSÃO PARA P3D DO CENÁRIO, VERSÃO ESTA REVISTA E AJUSTADA PARA ESTE FS PELO NUNO CARNEIRO.

O Nuno conhece bem esta Base Militar pelo que fez os ajustes necessários para que o cenário ainda esteja mais realista e sem alguns erros que apareciam em algumas versões do P3D, para comunidade FS.

Ficam aqui os merecidos créditos pelo seu trabalho!
































quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

AERODROMO DE PONTE DE SÔR V2.0 - ILS APPROACH RWY21 - LOW VISIBILITY


ILS APPROACH RWY21 - LOW VISIBILITY


O aeródromo de Ponte de Sôr continua a afirmasse e a evoluir. A ultima evolução foi a implementação da Empresa de Drones "TEKEVER" que vai produzir a partir deste novo espaço, o centro de Negócios e Indústria Aeronáutica/ AeroEspacial, do Aeródromo Municipal de Ponte de Sôr, modelos de drones de maior dimensão, como por exemplo o AR5 Evolution.

AR5 LIFE RAY EVOLUTION

"AR5 LIFE RAY EVOLUTION is the European Maritime Patroller, selected by the European Space Agency (ESA) and in partnership with the European Maritime Safety Agency (EMSA) to test and demonstrate European-wide UAS-based maritime surveillance activities."
(In: Tekever)

Também a G-AIR, tem evoluído e contribuído para o crescimento deste aeródromo, afirmando-se (segundo o seu site) como umas das melhores escolas de formação de pilotos a nível Europeu.

No Aeródromo de Ponte de Sôr pode ainda encontrar um hangar da ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil), a HeliAvionicsLAB, a Flytech, o Aeroclub de Portugal.

O aeródromo também tem vindo, ao longo do tempo, a sofrer algumas obras de melhoramentos. 

A ultima carta do aeródromo, refere que o tráfego autorizado é IFR/VFR. Quando na ultima versão o ILS (pista 21) era apenas para voos de treino é agora autorizado para procedimentos ILS, mas só em VMC.

DOWNLOAD LPSO CHART

ILS 21 - LPSO

Ter atenção que a aproximação ILS21 deve seguir as indicações na carta do aeródromo, para que seja bem conseguida, como poderá ver no vídeo acima publicado!

VEJA MAIS SOBRE O AERODROMO AQUI: "NOTICIAS - SIC"

Deste modo e o intuito de acompanhar a evolução do aeródromo, efectuei várias alterações e melhoramentos ao cenário deste aeródromo ( Aeródromo de Ponte de Sôr V2.0 ), as quais incluem:

- Novas texturas dos aproons (aproon NE; aproon E; aproon SE)
- Novas marcações nos aproons
- Novas marcações taxiway´s
- Reposicionamento da antena glideslope
- Reposicionamento do tanque de combustivel
- Reposicionamento Papi Light´s (rwy21)
- Antena do Localizer ILS
- transmissor ILS
- Mais vegetação
- Melhoramentos nas pinturas pavimentos
- + Viaturas estáticas
- + Aeronaves estáticas
- Melhoramentos nos Windsock 3D
- Windsock 3D na torre de controlo da G-AIR
- Novo hangar da TEKEVER
- Taxi signs - ILS border
" ILS BORDER"













"LPSO SREENSHOTS V2.0"



























ULTIMO UPGRADE
Foi iniciada a produção a partir do novo espaço da Tekever no centro de Negócios e Indústria Aeronáutica/ AeroEspacial, do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, de modelos de drones de maior dimensão!!!!











DOWNLOAD



Nota: Qual a diferença entre a versão FSX e P3D?  - A única diferença é nas "taxi marks", que na construção do aeródromo no ADE, as "taxi marks" tem que ter uma implementação diferente, visto que na versão FSX, estas marcas não aparecem no P3D. No entanto a versão para P3D é compatível com o FSX, no entanto estas marcas aparecem com um amarelo mais vivo!




BONS VOOS A TODOS!