BASE AREA Nº11 V2.0 / AEROPORTO DE BEJA (LPBJ)
CORRECÇÃO DA ILUMINAÇÃO DA PISTA:
Foi retirado da iluminação da pista (01L/19R) as "Runway centreline lights (RCL)" em virtude de a pista verdadeira não as ter e que por lapso as coloquei!
ACTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO: AGORA COMPATÍVEL COM P3DV4+
Esta actualização, é uma colaboração Com o André Barros (Virtual Asas de Portugal), o qual, no passado evento "FLIGHTSIM 2018 - MUSAR", me explicou melhor como é a organica da Base Militar nº 11 - Beja. Deste modo, e com a sua ajuda, este "Upgrade" do cenário vem colocar os "Alpha Jet" e os "Aérospatiale Alouette III" nos seus devidos lugares/aproons, relativamente ao antigo cenário!
O André também me contou que na base existe um rebanho de ovelhas e que o mesmo por vezes tinha que efectuar "maratonas" atrás das mesmas!!!! Pois bem para que o André mate Saudades das suas Ovelhas... este cenário também tem "belo rebanho"!
"Alpha Jet e P3 colocados no Apron 1" |
"O rebanho de ovelhas do André!" |
"T38 Talon Colocado junto à porta de armas!" |
"Aérospatiale Alouette III colocados no apron 6" |
BASE AEREA N11 - História
A Base Aérea N.º 11 - BA11
situa-se nas proximidades da cidade de Beja, tendo sido criada em 1964
pela Portaria n.º 20856 de 21 de outubro, data que passou a ser
considerada como o "Dia da Unidade". A Base ocupa uma área de cerca de
800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos
acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no
sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea
Alemã.
Igualmente pertencente à Base e sob administração direta do Comando,
mas integrada na urbanização da parte Sudoeste da Cidade de Beja, está
implantada uma zona residencial composta de arruamentos, parques, zonas
verdes e 330 habitações, complementadas por outras instalações de apoio
social.
A constituição do Comando da Unidade e respetivos serviços teve lugar
em 1967, mantendo-se no entanto a construção das infraestruturas que
vieram a terminar em 1968. A Unidade começou a ser utilizada pela Força
Aérea Alemã a partir de 1970, ano em que os aviões F-104 iniciaram a
atividade operacional na Base, constituindo um Grupo de duas esquadras,
que acabaram por ser retiradas para a Alemanha em 1973, devido a
alterações no seu dispositivo militar. A partir daí, a BA11
funcionou como aeródromo de apoio a aviões militares quer da Força
Aérea Portuguesa quer da Força Aérea Alemã e, ainda, a aviões comerciais
da Lufthansa e TAP, para voos de treino. A assinatura do Acordo
Luso-Alemão sobre a utilização da Base, em 16 de agosto de 1979, deu
origem a um desenvolvimento significativo da atividade aérea, com a
instalação de uma Esquadra de aviões Alpha-Jet, da Força Aérea Alemã,
para cumprimento de missões de treino operacional, incluindo tiro no Campo de Tiro em Alcochete.
Em 1987 a Esquadra 103, da BA5 (Monte Real), foi transferida para a BA11
dando início a uma nova fase da vida desta Unidade, com aeronaves
nacionais estacionadas em permanência, e que seria enriquecida em 1993
com a atribuição de mais três unidades aéreas, nomeadamente, a Esquadra 101, equipada com aeronaves EPSILON, a Esquadra 301, que operava os ALPHA-JET e a Esquadra 552, que opera os helicópteros ALOUETTE III.
Em 1993, a não renovação do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, determinou o fim da atividade da Força Aérea Alemã.
Em 2005, a Esquadra 301 foi transferida para a BA5, passando a operar a aeronave F16.
Em 2008, a Esquadra 601 foi transferida da BA6 (Montijo) para a BA11. Esta Esquadra encontra-se equipada com aviões Lockheed P-3C CUP+ e tem como missão executar operações em ambiente marítimo.
Em 2009, a Esquadra 101
foi transferida para a BA1, em Sintra. Além das Unidades Aéreas
sediadas em permanência e já referidas, a Base é utilizada por diversos
tipos de meios aéreos, quer da FAP, quer de outras Forças Aéreas
estrangeiras para fins de treino e exercícios, beneficiando das
excelentes características das infraestruturas aeronáuticas existentes.
Em maio de 2007, a BA11
foi agraciada com a Medalha de Honra do Município, atribuída pela
Câmara Municipal de Beja, por se ter destacado por serviços distintos e
altamente meritórios prestados ao Município e cujo nome está
intrinsecamente ligado a Beja.
(IN: http://www.emfa.pt/www/unidade-20-base-aerea-n-11)
AEROPORTO DE BEJA - HISTORIA
O Aeroporto de Beja (código IATA: BYJ, código OACI: LPBJ) ou Aeroporto do Alentejo popularmente conhecido como Aeroporto de São Brissos é um aeroporto localizado na base aérea n.º 11 a 12 km da cidade de Beja, freguesia de São Brissos, no Alentejo.
O voo inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 promovido pelo município de Ferreira do Alentejo. As obras da primeira fase de construção foram atribuídas à empresa construtora Sopol pela empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O aeroporto representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros e seria operacional em Julho de 2009 (Bastos, 2009). O governo português pretende focalizar este aeroporto para a laboração de companhias aéreas de baixo custo, visto que este aeroporto vai beneficiar de taxas aeroportuárias significativamente baixas. É também de importante relevância o facto de o aeroporto se localizar a pouco tempo do Algarve e dos empreendimentos hoteleiros já projectados para a Costa Vicentina e a Barragem de Alqueva, este também se encontra a pouco mais de duas horas de Lisboa.
Para uma melhor rentabilização do Aeroporto de Beja já foi adjudicado o novo troço da auto-estrada (Autoestrada do Baixo Alentejo) que une o Porto de Sines a este novo aeroporto, de forma a torná-lo mais competitivo, unir a cidade do Baixo Alentejo, Beja, ao litoral e, desta forma, criar uma intermodalidade de serviços e transportes. Também com esta nova auto-estrada, o aeroporto de Beja, destinado a companhias aéreas de baixo custo, terá ligação não só com a capital, Lisboa, mas também com o Algarve.
A viagem inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 com destino a Cabo Verde.
O voo inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 promovido pelo município de Ferreira do Alentejo. As obras da primeira fase de construção foram atribuídas à empresa construtora Sopol pela empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O aeroporto representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros e seria operacional em Julho de 2009 (Bastos, 2009). O governo português pretende focalizar este aeroporto para a laboração de companhias aéreas de baixo custo, visto que este aeroporto vai beneficiar de taxas aeroportuárias significativamente baixas. É também de importante relevância o facto de o aeroporto se localizar a pouco tempo do Algarve e dos empreendimentos hoteleiros já projectados para a Costa Vicentina e a Barragem de Alqueva, este também se encontra a pouco mais de duas horas de Lisboa.
Para uma melhor rentabilização do Aeroporto de Beja já foi adjudicado o novo troço da auto-estrada (Autoestrada do Baixo Alentejo) que une o Porto de Sines a este novo aeroporto, de forma a torná-lo mais competitivo, unir a cidade do Baixo Alentejo, Beja, ao litoral e, desta forma, criar uma intermodalidade de serviços e transportes. Também com esta nova auto-estrada, o aeroporto de Beja, destinado a companhias aéreas de baixo custo, terá ligação não só com a capital, Lisboa, mas também com o Algarve.
A viagem inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 com destino a Cabo Verde.
(in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Beja)
CARACTERÍSTICAS DO CENÁRIO:
- Papi Real light
- Windsock 3D / SODE
- Iluminação das pistas e taxiways principais.
- Iluminação dos edifícios nos aprons.
- 12 civil Gates
- 24 Ramp mil combat
- 14 Ramp Mil Cargo
- 4 helipad start
- Viaturas militares estaticas
- Aeronaves estaticas
- Vegetação
- Militares /soldados
- Material militar
- Parque de estacionamento viaturas
- Estradas de serviço do aeródromo
- Aeronaves estáticas
- Taxiways para veículos
- Viaturas, peças, caixas e material de reparação para uma maior sensação realista (Estáticos).
- 6 Militar Aprons
- 1 Civil apron.
- Taxi signs
- ILS app RWY19R
- NOVO HANGAR NO AEROPORTO DE BEJA
- 3D GRASS
- EDIFÍCIOS DEFAULT
Airport Information
RFF: - CAT8 on ATS HRs, other times PPR 3HR
Fuel: - O/R
PCN: - RWY 01L/19R: 44/R/B/W/T
- RWY 01R/19L: 45/R/B/W/T
Operation
Traffic Note:
- PPR with 3HR PN before ETA/EOBT
RWY Restriction:
- RWY 01R/19L only AVBL for taxi OPS.
- SWYs are not to be considered for CIV OPS.
TWY Restriction:
- TWY A2, B2, B3, C, D, E2, F1, F2, G2, G3, H width 15m / 49ft.
- TWY J not AVBL.
- APN 3 and part of APN 4 AVBL with PPR only.
BONS VOOS A TODOS!