Nota do Autor

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Divirta-se!

domingo, 25 de agosto de 2019

BASE AREA Nº11 V2.0 AEROPORTO DE BEJA (LPBJ)



BASE AREA Nº11 V2.0 / AEROPORTO DE BEJA (LPBJ)


CORRECÇÃO DA ILUMINAÇÃO DA PISTA:


Foi retirado da iluminação da pista (01L/19R) as "Runway centreline lights (RCL)" em virtude de a pista verdadeira não as ter e que por lapso as coloquei!


ACTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO: AGORA COMPATÍVEL COM P3DV4+


Esta actualização, é uma colaboração Com o André Barros (Virtual Asas de Portugal), o qual, no passado evento "FLIGHTSIM 2018 - MUSAR", me explicou melhor como é a organica da Base Militar nº 11 - Beja. Deste modo, e com a sua ajuda, este "Upgrade" do cenário vem colocar os "Alpha Jet" e os "Aérospatiale Alouette III" nos seus devidos lugares/aproons, relativamente ao antigo cenário!
O André também me contou que na base existe um rebanho de ovelhas e que o mesmo por vezes tinha que efectuar "maratonas" atrás das mesmas!!!! Pois bem para que o André mate Saudades das suas Ovelhas... este cenário também tem "belo rebanho"!



"Alpha Jet e P3 colocados no Apron 1"

"O rebanho de ovelhas do André!"

"T38 Talon Colocado junto à porta de armas!"


"Aérospatiale Alouette III colocados no apron 6"




BASE AEREA N11 - História


A Base Aérea N.º 11 - BA11 situa-se nas proximidades da cidade de Beja, tendo sido criada em 1964 pela Portaria n.º 20856 de 21 de outubro, data que passou a ser considerada como o "Dia da Unidade". A Base ocupa uma área de cerca de 800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea Alemã.

Igualmente pertencente à Base e sob administração direta do Comando, mas integrada na urbanização da parte Sudoeste da Cidade de Beja, está implantada uma zona residencial composta de arruamentos, parques, zonas verdes e 330 habitações, complementadas por outras instalações de apoio social.

A constituição do Comando da Unidade e respetivos serviços teve lugar em 1967, mantendo-se no entanto a construção das infraestruturas que vieram a terminar em 1968. A Unidade começou a ser utilizada pela Força Aérea Alemã a partir de 1970, ano em que os aviões F-104 iniciaram a atividade operacional na Base, constituindo um Grupo de duas esquadras, que acabaram por ser retiradas para a Alemanha em 1973, devido a alterações no seu dispositivo militar. A partir daí, a BA11 funcionou como aeródromo de apoio a aviões militares quer da Força Aérea Portuguesa quer da Força Aérea Alemã e, ainda, a aviões comerciais da Lufthansa e TAP, para voos de treino. A assinatura do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, em 16 de agosto de 1979, deu origem a um desenvolvimento significativo da atividade aérea, com a instalação de uma Esquadra de aviões Alpha-Jet, da Força Aérea Alemã, para cumprimento de missões de treino operacional, incluindo tiro no Campo de Tiro em Alcochete.

Em 1987 a Esquadra 103, da BA5 (Monte Real), foi transferida para a BA11 dando início a uma nova fase da vida desta Unidade, com aeronaves nacionais estacionadas em permanência, e que seria enriquecida em 1993 com a atribuição de mais três unidades aéreas, nomeadamente, a Esquadra 101, equipada com aeronaves EPSILON, a Esquadra 301, que operava os ALPHA-JET e a Esquadra 552, que opera os helicópteros ALOUETTE III.

Em 1993, a não renovação do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, determinou o fim da atividade da Força Aérea Alemã.

Em 2005, a Esquadra 301 foi transferida para a BA5, passando a operar a aeronave F16.

Em 2008, a Esquadra 601 foi transferida da BA6  (Montijo) para a BA11. Esta Esquadra encontra-se equipada com aviões Lockheed P-3C CUP+ e tem como missão executar operações em ambiente marítimo.

Em 2009, a Esquadra 101 foi transferida para a BA1, em Sintra. Além das Unidades Aéreas sediadas em permanência e já referidas, a Base é utilizada por diversos tipos de meios aéreos, quer da FAP, quer de outras Forças Aéreas estrangeiras para fins de treino e exercícios, beneficiando das excelentes características das infraestruturas aeronáuticas existentes.

Em maio de 2007, a BA11 foi agraciada com a Medalha de Honra do Município, atribuída pela Câmara Municipal de Beja, por se ter destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município e cujo nome está intrinsecamente ligado a Beja.


(IN: http://www.emfa.pt/www/unidade-20-base-aerea-n-11)


AEROPORTO DE BEJA - HISTORIA



O Aeroporto de Beja (código IATA: BYJ, código OACI: LPBJ) ou Aeroporto do Alentejo popularmente conhecido como Aeroporto de São Brissos é um aeroporto localizado na base aérea n.º 11 a 12 km da cidade de Beja, freguesia de São Brissos, no Alentejo.
O voo inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 promovido pelo município de Ferreira do Alentejo. As obras da primeira fase de construção foram atribuídas à empresa construtora Sopol pela empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O aeroporto representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros e seria operacional em Julho de 2009 (Bastos, 2009). O governo português pretende focalizar este aeroporto para a laboração de companhias aéreas de baixo custo, visto que este aeroporto vai beneficiar de taxas aeroportuárias significativamente baixas. É também de importante relevância o facto de o aeroporto se localizar a pouco tempo do Algarve e dos empreendimentos hoteleiros já projectados para a Costa Vicentina e a Barragem de Alqueva, este também se encontra a pouco mais de duas horas de Lisboa.
Para uma melhor rentabilização do Aeroporto de Beja já foi adjudicado o novo troço da auto-estrada (Autoestrada do Baixo Alentejo) que une o Porto de Sines a este novo aeroporto, de forma a torná-lo mais competitivo, unir a cidade do Baixo Alentejo, Beja, ao litoral e, desta forma, criar uma intermodalidade de serviços e transportes. Também com esta nova auto-estrada, o aeroporto de Beja, destinado a companhias aéreas de baixo custo, terá ligação não só com a capital, Lisboa, mas também com o Algarve.
viagem inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 com destino a Cabo Verde.


(in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Beja)




CARACTERÍSTICAS DO CENÁRIO:

  • Papi Real light
  • Windsock 3D / SODE
  • Iluminação das pistas e taxiways principais.
  • Iluminação dos edifícios nos aprons.
  • 12 civil Gates
  • 24 Ramp mil combat
  • 14 Ramp Mil Cargo
  • 4 helipad start
  • Viaturas militares estaticas
  • Aeronaves estaticas
  • Vegetação
  • Militares /soldados
  • Material militar
  • Parque de estacionamento viaturas 
  • Estradas de serviço do aeródromo
  • Aeronaves estáticas
  • Taxiways para veículos
  • Viaturas, peças, caixas e material de reparação para uma maior sensação realista (Estáticos).
  • 6 Militar Aprons 
  • 1 Civil apron.
  • Taxi signs
  • ILS app RWY19R
  • NOVO HANGAR NO AEROPORTO DE BEJA 
  • 3D GRASS
  • EDIFÍCIOS DEFAULT
Airport Information

RFF: - CAT8 on ATS HRs, other times PPR 3HR
Fuel: - O/R
PCN: - RWY 01L/19R: 44/R/B/W/T
          - RWY 01R/19L: 45/R/B/W/T
 

Operation

Traffic Note:
- PPR with 3HR PN before ETA/EOBT


RWY Restriction:
- RWY 01R/19L only AVBL for taxi OPS.
- SWYs are not to be considered for CIV OPS.


TWY Restriction:
- TWY A2, B2, B3, C, D, E2, F1, F2, G2, G3, H width 15m / 49ft.
- TWY J not AVBL.
- APN 3 and part of APN 4 AVBL with PPR only.






D




















BONS VOOS A TODOS!


12 comentários:

  1. Muito bom. Muito obrigado. Grande abraço.

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  2. Está mto bom, parabéns!
    No meu caso (P3D), algumas taxi marks aparecem pretas ... alguma dica?

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  3. Olá Sergio,Muito bom trabalho,Não se importa de explicar melhor como resolver aquele erro das texturas que o FS diz q não encontra.Obrigado

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    Respostas
    1. Caso exista este erro basta copiar esta pasta, que se encontra no cenário/texturas para as seguintes pastas: FSX ou (P3D)/scenery/global/texture ...e... FSX ou (P3D)/texture.

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  4. Cenario LIGHT a funcionar perfeito no P3DV4. Acabaram os problemas OBRIGADO :-)

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  5. Respostas
    1. Primeiro tem que ter o SODE instalado no seu PC! Tem o link para o SODE na pagina principal!
      Posteriormente é instalar o que está na pasta SODE em :

      - Colocar o conteudo da pasta SimObjects em na pasta em C: Disco local/ ProgramData/ 12Pilot/ sode/ SimObjects.

      - Colocar o conteudo da pasta xml em na pasta em C: Disco local/ ProgramData/ 12Pilot/ sode/ xml

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    2. Só para confirmar, compia-se o que está dentro da pasta SODE_LPBJ_SOCKS para sode/simObjects ou a pasta em si?

      ou seja é suposto ficar:

      1 - sode/SimObject/SODE_LPBJ_SOCKS/(conteudo da pasta)
      2 - sode/SimObject/(conteudo da pasta)

      cumprimentos

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    3. Boa Noite.
      - Colocar o conteúdo da pasta SimObjects em na pasta em C: Disco local/ ProgramData/ 12Pilot/ sode/ SimObjects/SODE_LPBJ_SOCKS/(conteudo da pasta)

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  6. Boas.
    Blogue muito interessante e completo. Obrigado pelos cenários e parabéns pelo trabalho.

    Alexandre

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