BASE AREA Nº11 V2.0 / AEROPORTO DE BEJA (LPBJ)
CORRECÇÃO DA ILUMINAÇÃO DA PISTA:
Foi retirado da iluminação da pista (01L/19R) as "Runway centreline lights (RCL)" em virtude de a pista verdadeira não as ter e que por lapso as coloquei!
ACTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO: AGORA COMPATÍVEL COM P3DV4+
Esta actualização, é uma colaboração Com o André Barros (Virtual Asas de Portugal), o qual, no passado evento "FLIGHTSIM 2018 - MUSAR", me explicou melhor como é a organica da Base Militar nº 11 - Beja. Deste modo, e com a sua ajuda, este "Upgrade" do cenário vem colocar os "Alpha Jet" e os "Aérospatiale Alouette III" nos seus devidos lugares/aproons, relativamente ao antigo cenário!
O André também me contou que na base existe um rebanho de ovelhas e que o mesmo por vezes tinha que efectuar "maratonas" atrás das mesmas!!!! Pois bem para que o André mate Saudades das suas Ovelhas... este cenário também tem "belo rebanho"!
"Alpha Jet e P3 colocados no Apron 1" |
"O rebanho de ovelhas do André!" |
"T38 Talon Colocado junto à porta de armas!" |
"Aérospatiale Alouette III colocados no apron 6" |
BASE AEREA N11 - História
A Base Aérea N.º 11 - BA11
situa-se nas proximidades da cidade de Beja, tendo sido criada em 1964
pela Portaria n.º 20856 de 21 de outubro, data que passou a ser
considerada como o "Dia da Unidade". A Base ocupa uma área de cerca de
800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos
acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no
sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea
Alemã.
Igualmente pertencente à Base e sob administração direta do Comando,
mas integrada na urbanização da parte Sudoeste da Cidade de Beja, está
implantada uma zona residencial composta de arruamentos, parques, zonas
verdes e 330 habitações, complementadas por outras instalações de apoio
social.
A constituição do Comando da Unidade e respetivos serviços teve lugar
em 1967, mantendo-se no entanto a construção das infraestruturas que
vieram a terminar em 1968. A Unidade começou a ser utilizada pela Força
Aérea Alemã a partir de 1970, ano em que os aviões F-104 iniciaram a
atividade operacional na Base, constituindo um Grupo de duas esquadras,
que acabaram por ser retiradas para a Alemanha em 1973, devido a
alterações no seu dispositivo militar. A partir daí, a BA11
funcionou como aeródromo de apoio a aviões militares quer da Força
Aérea Portuguesa quer da Força Aérea Alemã e, ainda, a aviões comerciais
da Lufthansa e TAP, para voos de treino. A assinatura do Acordo
Luso-Alemão sobre a utilização da Base, em 16 de agosto de 1979, deu
origem a um desenvolvimento significativo da atividade aérea, com a
instalação de uma Esquadra de aviões Alpha-Jet, da Força Aérea Alemã,
para cumprimento de missões de treino operacional, incluindo tiro no Campo de Tiro em Alcochete.
Em 1987 a Esquadra 103, da BA5 (Monte Real), foi transferida para a BA11
dando início a uma nova fase da vida desta Unidade, com aeronaves
nacionais estacionadas em permanência, e que seria enriquecida em 1993
com a atribuição de mais três unidades aéreas, nomeadamente, a Esquadra 101, equipada com aeronaves EPSILON, a Esquadra 301, que operava os ALPHA-JET e a Esquadra 552, que opera os helicópteros ALOUETTE III.
Em 1993, a não renovação do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, determinou o fim da atividade da Força Aérea Alemã.
Em 2005, a Esquadra 301 foi transferida para a BA5, passando a operar a aeronave F16.
Em 2008, a Esquadra 601 foi transferida da BA6 (Montijo) para a BA11. Esta Esquadra encontra-se equipada com aviões Lockheed P-3C CUP+ e tem como missão executar operações em ambiente marítimo.
Em 2009, a Esquadra 101
foi transferida para a BA1, em Sintra. Além das Unidades Aéreas
sediadas em permanência e já referidas, a Base é utilizada por diversos
tipos de meios aéreos, quer da FAP, quer de outras Forças Aéreas
estrangeiras para fins de treino e exercícios, beneficiando das
excelentes características das infraestruturas aeronáuticas existentes.
Em maio de 2007, a BA11
foi agraciada com a Medalha de Honra do Município, atribuída pela
Câmara Municipal de Beja, por se ter destacado por serviços distintos e
altamente meritórios prestados ao Município e cujo nome está
intrinsecamente ligado a Beja.
(IN: http://www.emfa.pt/www/unidade-20-base-aerea-n-11)
AEROPORTO DE BEJA - HISTORIA
O Aeroporto de Beja (código IATA: BYJ, código OACI: LPBJ) ou Aeroporto do Alentejo popularmente conhecido como Aeroporto de São Brissos é um aeroporto localizado na base aérea n.º 11 a 12 km da cidade de Beja, freguesia de São Brissos, no Alentejo.
O voo inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 promovido pelo município de Ferreira do Alentejo. As obras da primeira fase de construção foram atribuídas à empresa construtora Sopol pela empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O aeroporto representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros e seria operacional em Julho de 2009 (Bastos, 2009). O governo português pretende focalizar este aeroporto para a laboração de companhias aéreas de baixo custo, visto que este aeroporto vai beneficiar de taxas aeroportuárias significativamente baixas. É também de importante relevância o facto de o aeroporto se localizar a pouco tempo do Algarve e dos empreendimentos hoteleiros já projectados para a Costa Vicentina e a Barragem de Alqueva, este também se encontra a pouco mais de duas horas de Lisboa.
Para uma melhor rentabilização do Aeroporto de Beja já foi adjudicado o novo troço da auto-estrada (Autoestrada do Baixo Alentejo) que une o Porto de Sines a este novo aeroporto, de forma a torná-lo mais competitivo, unir a cidade do Baixo Alentejo, Beja, ao litoral e, desta forma, criar uma intermodalidade de serviços e transportes. Também com esta nova auto-estrada, o aeroporto de Beja, destinado a companhias aéreas de baixo custo, terá ligação não só com a capital, Lisboa, mas também com o Algarve.
A viagem inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 com destino a Cabo Verde.
O voo inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 promovido pelo município de Ferreira do Alentejo. As obras da primeira fase de construção foram atribuídas à empresa construtora Sopol pela empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O aeroporto representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros e seria operacional em Julho de 2009 (Bastos, 2009). O governo português pretende focalizar este aeroporto para a laboração de companhias aéreas de baixo custo, visto que este aeroporto vai beneficiar de taxas aeroportuárias significativamente baixas. É também de importante relevância o facto de o aeroporto se localizar a pouco tempo do Algarve e dos empreendimentos hoteleiros já projectados para a Costa Vicentina e a Barragem de Alqueva, este também se encontra a pouco mais de duas horas de Lisboa.
Para uma melhor rentabilização do Aeroporto de Beja já foi adjudicado o novo troço da auto-estrada (Autoestrada do Baixo Alentejo) que une o Porto de Sines a este novo aeroporto, de forma a torná-lo mais competitivo, unir a cidade do Baixo Alentejo, Beja, ao litoral e, desta forma, criar uma intermodalidade de serviços e transportes. Também com esta nova auto-estrada, o aeroporto de Beja, destinado a companhias aéreas de baixo custo, terá ligação não só com a capital, Lisboa, mas também com o Algarve.
A viagem inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 com destino a Cabo Verde.
(in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Beja)
CARACTERÍSTICAS DO CENÁRIO:
- Papi Real light
- Windsock 3D / SODE
- Iluminação das pistas e taxiways principais.
- Iluminação dos edifícios nos aprons.
- 12 civil Gates
- 24 Ramp mil combat
- 14 Ramp Mil Cargo
- 4 helipad start
- Viaturas militares estaticas
- Aeronaves estaticas
- Vegetação
- Militares /soldados
- Material militar
- Parque de estacionamento viaturas
- Estradas de serviço do aeródromo
- Aeronaves estáticas
- Taxiways para veículos
- Viaturas, peças, caixas e material de reparação para uma maior sensação realista (Estáticos).
- 6 Militar Aprons
- 1 Civil apron.
- Taxi signs
- ILS app RWY19R
- NOVO HANGAR NO AEROPORTO DE BEJA
- 3D GRASS
- EDIFÍCIOS DEFAULT
Airport Information
RFF: - CAT8 on ATS HRs, other times PPR 3HR
Fuel: - O/R
PCN: - RWY 01L/19R: 44/R/B/W/T
- RWY 01R/19L: 45/R/B/W/T
Operation
Traffic Note:
- PPR with 3HR PN before ETA/EOBT
RWY Restriction:
- RWY 01R/19L only AVBL for taxi OPS.
- SWYs are not to be considered for CIV OPS.
TWY Restriction:
- TWY A2, B2, B3, C, D, E2, F1, F2, G2, G3, H width 15m / 49ft.
- TWY J not AVBL.
- APN 3 and part of APN 4 AVBL with PPR only.
BONS VOOS A TODOS!
Muito bom. Muito obrigado. Grande abraço.
ResponderEliminarEstá mto bom, parabéns!
ResponderEliminarNo meu caso (P3D), algumas taxi marks aparecem pretas ... alguma dica?
Olá Sergio,Muito bom trabalho,Não se importa de explicar melhor como resolver aquele erro das texturas que o FS diz q não encontra.Obrigado
ResponderEliminarCaso exista este erro basta copiar esta pasta, que se encontra no cenário/texturas para as seguintes pastas: FSX ou (P3D)/scenery/global/texture ...e... FSX ou (P3D)/texture.
EliminarCenario LIGHT a funcionar perfeito no P3DV4. Acabaram os problemas OBRIGADO :-)
ResponderEliminarMuito Obrigado pelo feedback! :)
EliminarComo instalar a pasta SODE no fsx
ResponderEliminarPrimeiro tem que ter o SODE instalado no seu PC! Tem o link para o SODE na pagina principal!
EliminarPosteriormente é instalar o que está na pasta SODE em :
- Colocar o conteudo da pasta SimObjects em na pasta em C: Disco local/ ProgramData/ 12Pilot/ sode/ SimObjects.
- Colocar o conteudo da pasta xml em na pasta em C: Disco local/ ProgramData/ 12Pilot/ sode/ xml
Só para confirmar, compia-se o que está dentro da pasta SODE_LPBJ_SOCKS para sode/simObjects ou a pasta em si?
Eliminarou seja é suposto ficar:
1 - sode/SimObject/SODE_LPBJ_SOCKS/(conteudo da pasta)
2 - sode/SimObject/(conteudo da pasta)
cumprimentos
Boa Noite.
Eliminar- Colocar o conteúdo da pasta SimObjects em na pasta em C: Disco local/ ProgramData/ 12Pilot/ sode/ SimObjects/SODE_LPBJ_SOCKS/(conteudo da pasta)
Thank you so much!
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarBlogue muito interessante e completo. Obrigado pelos cenários e parabéns pelo trabalho.
Alexandre